fbpx
Professora de Língua Portuguesa – Cód.: 06.194239/17.
7 de julho de 2017
Gestão Pedagógica – Cód.: 07.07.4244/17
12 de julho de 2017
Show all

Professora de Língua Portuguesa – Cód.: 07.03.4243/17

Qualificações:

Profissional com sólida carreira e destacada formação na área da Educação, lecionando Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental II, Médio, Cursinho e Superior.

Experiência nas três frentes da Língua Portuguesa (Gramática, Literatura e Produção Textual), além de facilidade em adequar-se a diferentes metodologias de ensino.

Em Literatura inicia suas aulas expondo tópicos na lousa que direcionam o assunto a ser abordado, além de trabalhar a história literária e relacioná-la com Artes, Imagens e Pinturas com intuito de facilitar o ensino-aprendizagem. Sempre que possível, proporciona aos alunos à condução de passeios educativos ao MASP, Pinacoteca e o Centro antigo de SP, dando subsídios para melhor entendimento do assunto literário.

Com Gramática e Produção Textual, trabalha aulas dialogadas, suscitando o aluno ao raciocínio e a aplicabilidade do conteúdo ao dia a dia, além de utilizar recursos audiovisuais e computacionais, livros didáticos e paradidáticos com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos discentes.

Prática com vídeo-aula, possuindo um canal no Youtube (“Português em 5 minutos”) visando ampliar o entendimento da disciplina para os expectadores.

Vivência na preparação de alunos para vestibulares e ENEM, trabalhando com foco no ensino da interpretação textual e da contextualização das questões, além de aplicar exercícios em sala de aula das principais Instituições Públicas e Federais.

Participação e elaboração de projetos interdisciplinares, feiras, mostras culturais e eventos na instituição.

Experiência com materiais apostilados (Anglo, Etapa, Poliedro e Positivo).

Possui diversas publicações dentre elas: livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, textos em jornais de notícias, além de participação em diversos congressos, seminários e cursos de aprimoramento.

Vivência no Ensino Superior lecionando as disciplinas: Língua Portuguesa, Comunicação e Expressão, Metodologia Cientifica, Técnicas de Estudo e Organização do Trabalho Acadêmico (TEOTA).

Prática com orientação de TCC, participação em banca examinadora e seminários, além de ter sido responsável pela organização, montagem e revisão da Revista Cientifica da instituição.

Conhecimentos em Tecnologia Ativa do Ensino Superior.

 

Trajetória Profissional:

Sólida carreira na área da Educação, destacando-se:

 

Ensino Regular:

  • Colégio Confidencial – Professora de Língua Portuguesa, Literatura, Cursinho e Oficina de Redação e Leitura para o Ensino Fundamental II e Médio;
  • Colégio da Policia Militar – Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglês para o Ensino Fundamental II e Médio;
  • Colégio Pentágono – Professora de Língua Portuguesa e Técnica de Redação para o Ensino Fundamental II;

Ensino Superior:

  • Faculdade de Tecnologia Jardim – FATEJ – Docente nos cursos de Gestão de Segurança Patrimonial, Logística e Gestão Pública Previdenciária.

Outros:

  • Universidade de São Paulo – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – Pesquisadora Voluntária e Participação como Profª. Convidada da Qualificação de Doutorado em Banca do Curso de Letras.
  • Faculdade de Letras da UFMG – Revisora de Periódico da Revista de Estudos e Linguagem.

 

 Formação:

  • Doutorado em Letras pela Universidade São Paulo – USP.
  • Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade São Paulo – USP.
  • Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) pelo Centro Universitário Fundação Santo André.

 

Idioma:

  • Inglês: fluência na leitura, escrita e conversação.
  • Espanhol: nível intermediário em conversação e fluência em leitura.
  • Línguas Latinas: nível intermediário.

 

Vivência Internacional:

  • Participação de Seminário voltado para o curso de Tecnologia Ativa do Ensino Superior em Universidade em parceria com Harvard.

 

Informática:

  • Usuária da informática (Pacote Office, Internet, HTML), além de conhecimento em plataformas educacionais como o GEEKIE.

 

Cursos de Aprimoramento, Palestras e Minicursos:

  • Tópicos de Filologia Portuguesa pela Universidade de São Paulo.
  • Filologia e Ciências Afins pela Universidade de São Paulo.
  • Critica Textual de Manuscritos Modernos em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo.
  • Tópicos de Linguística Histórica do Português III pela Universidade de São Paulo.
  • Práticas de escrita: diálogos entre ciências da linguagem e ensino/aprendizagem de língua pela UNESP.
  • A presença das literaturas africanas no Brasil: a formação de um projeto pela UNESP.
  • A emergência dos templatesno desenvolvimento fonológico: uma perspectiva pela UNESP.
  • Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação, oferecido pela Fundação Leman & Instituto Península em parceria com o Coursera.
  • História da Escrita e de como Escreve – Curso Ministrado em 2016.
  • Metodologia Científica: para o início da produção científica – Palestra para alunos do Ensino Médio do SESI – 2014 a 2017.
  • Aplicação das Metodologias Ativas no Ensino Superior – Curso de curta duração ministrado – FATEJ.
  • Capacitação Pedagógica pelo Sistema Etapa de Ensino.
  • Capacitação Pedagógica em Língua Portuguesa e Inglesa pelo Sistema Positivo de Ensino.
  • Minicurso: Pontos de Gramática Portuguesa na História do Português do Brasil, ministrado pelo Prof. Jarbas Vargas Nascimento e Jose Everaldo Nogueira – PUC/SP.
  • Seminários diversos na área educacional.

 

Produções Científicas:

Destaque para publicações de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, textos em revistas, trabalhos e resumos publicados em anais de Congressos e em meios digitais dentre eles:

  • GARCIA, R. R. The caipiradialect in Capivari. An individualized analysis to study the formation and expansion of the caipira dialect in Brazil. 1. ed. Saarbrücken: VDM Verlag Müller Aktiengesellschaft & Co. KG, 2010. (volumes 1 e 2)
  • GARCIA, R. R. O que diferencia a fala do dialeto caipira do português ‘padrão’. Nexo Jornal Digital, https://www.nexojornal.com.br/, 12 abr. 2017.
  • GARCIA, R. R.. A aquisição da escrita e a escrita histórica: da compreensão fonética-ortográfica do século XIX aos nossos dias. Revista da Abralin, v. 16, p. 201-223, 2017.

 

Perfil:

Boa oratória, foco em resultados e metas, pró-atividade, determinação, comprometimento, responsabilidade, transparência, dedicação, bom relacionamento interpessoal, “paixão pela educação e por pesquisa”.

 

R.R.G

__________

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>