Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional – Cód.: 08214266/17

Professora de Filosofia e Sociologia – Cód.: 08144263/17
24 de agosto de 2017
Professora de Química – Cód.: 08244269/17
29 de agosto de 2017
Show all

Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional – Cód.: 08214266/17

Qualificações: 

Profissional com Mestrado em Educação e sólida carreira na área educacional com disponibilidade e conhecimentos técnicos para atuar como Coordenadora Pedagógica e Orientadora Educacional no segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, desempenhando as atividades: Na Coordenação Pedagógica:

  • Gestão de equipe (docente e de apoio), desde a seleção, supervisão e orientação de todo trabalho, além de desligamentos.
  • Expertise com formação continuada e capacitações de professores, por meio de programas, projetos, grupos de estudos e reuniões, visando aprimorar o desenvolvimento da equipe.
  • Acompanhamento dos professores por meio de tematização da aula (pré, observação e pós-observação de aulas), avaliações de desempenho dos docentes, planos de aulas, controle do rendimento dos alunos por meio de relatórios.
  • Revisão do projeto político pedagógico, regimento escolar buscando alinhar aos objetivos propostos pela instituição, além da elaboração do calendário escolar, cronogramas de horários, faltas, atrasos e documentos burocráticos.
  • Condução de reuniões pedagógicas com a equipe docente.
  • Vivência com material apostilado (Anglo) e livro didático.
  • Organização de projetos interdisciplinares e multidisciplinares, além de estabelecer parcerias com instituições culturais a fim de integrar a comunidade com a escola e divulgar os projetos existentes.
  • Participação em comissões avaliadoras de trabalhos científicos.
  • Atendimento a pais / responsáveis e famílias em suas necessidades.
  • Apoio ao Marketing Educacional, sendo responsável pela apresentação da escola aos novos pais, fidelização dos pais-clientes, além do gerenciamento das redes sociais e organização de eventos.

Na Orientação Educacional:

  • Prática no atendimento de alunos com dificuldades, realizando as devidas avaliações e encaminhamentos a especialistas e profissionais parceiros, sempre que necessário.
  • Suporte e acolhimento aos alunos em transição de ciclos escolares, bem como adaptação de alunos de Inclusão, sendo responsável pela organização de todo acervo e documentação.
  • Desenvolvimento e adaptação do currículo de Orientação Educacional aos objetivos e necessidades da instituição.
  • Organização de projetos com base em temas com foco preventivo e de acordo com a faixa etária, além de palestras para pais e para a comunidade.

 

Trajetória Profissional:

Vinte e cinco anos de carreira na área educacional, com destaque para:

  • PlayPen Bilingual Education – Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental.
  • Escola Villare – Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I.
  • Colégio e Faculdade Brasília – Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I e Professora no curso de Pedagogia.
  • Universidade do Vale do Sapucaí – Professora dos cursos de Pedagogia e Normal Superior.
  • Colégio Anglo – MG– Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I.
  • Escola Estadual Major João Pereira/MG – Professora do Ensino Fundamental I.
  • Superintendência Regional de Ensino de Itajubá / MG – Capacitadora e Formadora de Professores

 

 Formação:

  • Mestrado em Educação: Sujeitos, Formação e Aprendizagem pela UNICID.
  • Especialização em Psicologia Junguiana pela FACIS – IBEHE / SP.
  • Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIVÁS / MG.
  • Graduação em Pedagogia pela FEPI / MG.

 

Informática:

Bons conhecimentos do Pacote Office e Internet.

 

Cursos de aprimoramento: 

Participação:

  • Extensão em Diagnóstico Psicopedagógico. Seminários de Psicopedagogia, SDP, Brasil.
  • Avaliação para Aprendizagem – Instituto Primeira Escolha. 2016.
  • Child Proteccion – Encontro de Políticas de Salvaguarda Infantil. 2016.
  • Cognita Awards for excellence: Seminário LATAM 2016.
  • Encontro de Formação: ConversAÇÃO com Madalena Freire – Escuta Ativa. Centro de Estudos Madalena Freire. 2015.
  • Encontro de Formação: ConversAÇÃO com Madalena Freire – Movimentos da construção do grupo. Centro de Estudos Madalena Freire. 2015.
  • Seminários Avançados dos Programas de Mestrado em Educação e Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo: A pesquisa etnográfica no cotidiano escolar: alguns apontamentos metodológicos. 2015.
  • Seminários Avançados dos Programas de Mestrado em Educação e Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo: Avaliando a adesão a valores em crianças, adolescentes e seus professores: construção de uma escala. 2015.
  • Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: aproximações com memória e história oral. USCS. 2015.
  • VI Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores – Implementação do Plano Nacional de Educação: limites e perspectivas. 2015.
  • Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula. 2012, 2013, 2014 e 2015.
  • V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente – SIPD/Cátedra UNESCO. 2015.
  • XII Congresso Nacional de Educação EDUCERE. Formação de Professores e complexidade do trabalho do docente. 2015.
  • Seminário Internacional A Convivência na escola em pauta. UNICAMP. 2013.
  • Curso Valores Morais X Controle Disciplinar. Centro de Estudos Escola da Vila. 2012.
  • Simpósio Brasileiro sobre Bullying. SIEEESP.. 2011. (Simpósio).
  • Curso A revisão de textos na escola. Centro de Estudos Escola da Vila. 2010.
  • Curso Documentação Pedagógica: experiências educativas. Instituto Sidarta. 2010. (Encontro).
  • IV Semana da Educação: A escola e as pesquisas em didática da matemática. 2009.
  • Ciclo de Eventos Anglo: Workshop – Alfabetizar – Letrando: revisitando a teoria, criando práticas. 2008.
  • Ciclo de Eventos Anglo: Workshop – Recursos Didáticos para as aulas de Matemática. 2008. (Outra).
  • II Congresso Anglo de Educadores. Sistema Anglo de Ensino. 2008.
  • III Seminário: Ensino Fundamental de 9 anos: aspectos legais e perspectivas pedagógicas. 2006.
  • Encontro de Formação: Bases Epistemológicas dos Fazeres da Infância. A. 2005. (Encontro).
  • 1ª Conferência Internacional de Educação: Multiculturalismo, Diferenças e Convivência por uma cultura do ‘outro’. Secretaria da Educação de Ribeirão Preto. 2002. (Outra).
  • Congresso Internacional de Educação SABER 2000, 2001, 2002. (Congresso).
  • Congresso Internacional de Educação: EDUCADOR 1999 e 2002.
  • Encontro de formação: Instrumentos de Avaliação: provas e relatórios. Sistema Anglo de Ensino. 2001.
  • II Encontro Sul-Mineiro de Filosofia e Educação para o pensar. 2001.
  • Curso: Dificuldades de Aprendizagem, Incapacidade, Impedimento ou Deficiência? APAE. 2000.
  • Curso: A Prática Psicomotora. APAE. 1999.
  • Encontro de Formação: Teoria do Conhecimento de Jean Piaget: o referencial teórico; o processo de cognição e a construção do real na criança. 1999.

 

Ministrados:

  • Análise de Fontes Históricas e seus contextos de produção.
  • A documentação narrativa como caminho para construção de uma trajetória formativa docente.
  • Formação, autoformação e transformação docente: a documentação narrativa como caminho.
  • Modalidade Organizativa: os desafios da gestão do tempo para promover aprendizagens significativas.
  • Desenvolvimento Psicomotor.
  • Um museu temporário de brinquedos e brincadeiras.
  • A observação e tematização da prática como instrumento de formação de professores.
  • Desenvolvimento da moralidade infantil.
  • A função social e socializadora da escola.
  • Orientação Sexual no Ensino Fundamental I.
  • Oficina de Relatos e Relatórios para professores do Ensino Fundamental I.
  • Bullyng: prevenção e combate.
  • Educação Infantil: desafios e perspectivas.
  • Pedagogia Hospitalar.
  • Os desafios da alfabetização.
  • O papel das situações concretas para o ensino de conceitos matemáticos: o material dourado.
  • O trabalho com os Cantos em Educação Infantil.
  • Fundamentação da Proposta Curricular de Ciências do Ensino Fundamental.

 

Publicações:

A documentação narrativa como caminho para construção de uma trajetória formativa docente. In: EDUCERE – XII. Congresso nacional de Educação, 2015. Curitiba. Anais do XII EDUCERE. Curitiba: PUC-PR, 2015 v 01.p21643-21654.

Formação, autoformação e transformação docente: a documentação narrativa como caminho In: Anais do VI Encontro de Políticas Publicas de Educação e Formação de Professores – Implementação do Plano Nacional de Educação: limites e perspectivas, 2015 São Paulo: Cruzeiro do Sul Educacional, 2015 v.01. p 206-221.

Um Museu Temporário de Brinquedos e Brincadeiras In: I Simpósio Internacional Comunicação e Cultura: aproximações com memória e historia oral, 2015, São Caetano do Sul. Anais do I Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura: aproximações com memória e historia oral. São Caetano do Sul: USCS, 2015. V01.p.1126-1139.

Memórias, narrativas e formação. Artigo para Revista Virtual de Educação: Vila Flor. São Paulo: Estudo Pretto, 2015.

A observação e tematização da prática como instrumentos de formação do professor In: IV Congresso ICLOC – práticas na Sala de Aula. São Paulo: Editora Moderna, 2014 v.01. p.245-245 (resumo).

Toda atitude é uma semente – Uma homenagem a Manoel de Barros. Artigo para Revista Virtual de Educação: Vila Flor. São Paulo: Estúdio Pretto, 2014.

Leitura, escrita e práticas sociais. Artigo para Revista Virtual de Educação: Vila Flor. São Paulo: Estúdio Pretto, 2014.

Orientação Sexual In: ICLOC, 2013. São Paulo. Anais de Congresso ICLOC. Práticas na Sala de Aula. São Paulo: Editora Moderna, 2013 v.01 p. 96-98 (resumo).

 

 

Perfil:

Boa comunicação, liderança, organização, pontualidade, responsabilidade, determinação, dedicação, foco e facilidade para lidar com regras e normas e orientação para resultados.

 

H.A.V.S

_________

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *