fbpx
Coordenação Pedagógica / Consultoria – Cód.: 08.224268/17.
19 de setembro de 2017
Gestor de Instituições de Ensino Superior e de Educação Básica – Cód. 07-194253/17
25 de setembro de 2017
Show all

Professora de História, Sociologia e Filosofia – Cód.: 09.21.4281/17

Qualificações:

Profissional com Mestrado pela PUC, apresentando sólida carreira na área educacional, lecionando História, Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso para o Ensino Fundamental e Médio, com disponibilidade para lecionar no Ensino Superior.

Desenvolve aulas dinâmicas trabalhando o conteúdo por meio de atividades práticas, mídias, imagens, ferramentas computacionais, charges, teatro dentre outros recursos que fazem parte da realidade dos alunos.

Uso da dramatização como instrumento enriquecedor do processo de ensino-aprendizagem e como forma de ampliar a atratividade do ensino.

Organiza tarefas coletivas para estimular a integração em grupos, além de debates e atividades que gerem discussões para estimular o desenvolvimento da opinião e ação ética dos alunos.

Um diferencial em seu trabalho é estimular e incentivar o respeito, valores, formação do cidadão, convívio e preparo social.

Facilidade no relacionamento com adolescentes e pré-adolescentes valorizando características e aspectos necessários para o desenvolvimento nestas faixas etárias (forma de relacionamento, estímulo, e orientação de comportamento).

Com o Ensino Médio desenvolve aulas preparatórias para os melhores vestibulares.

Experiência como material apostilado (Anglo, Etapa, Positivo, Objetivo, Salesiano), além de livro didático da Fundação Bradesco.

Realiza atividades extras, sessões de vídeo, estudo do meio e visitas pedagógicas.

Prática com projetos interdisciplinares.

Experiência com avaliação contínua e com uso de diferentes ferramentas para acompanhamento e execução desta.

Vivência como Arte-Educadora e Professora de Teatro.

 

Trajetória Profissional:

Vinte e dois anos de carreira desenvolvida na área educacional atuando em instituições como:

  • Colégio Albert Sabin – Professora de Sociologia e História
  • Fundação Bradesco – Professora de Filosofia e Sociologia
  • Etec Juscelino Kubitschek de Oliveira – Professora de Sociologia, Filosofia, História, Ética e Cidadania Organizacional.
  • Colégio Rainha dos Apóstolos – Rede Notre Dame – Professora de Sociologia
  • Instituto Lumen – Professora de Sociologia
  • Colégio Radial – Professora de História e Sociologia.
  • Colégio Benjamin Constant – Professora de Sociologia
  • Colégio SalesianoProfessora de Filosofia e Ensino Religioso
  • Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek de OliveiraProfessora de História
  • Colégio Nossa Senhora do CarmoProfessora de História, Sociologia e Filosofia.
  • Projeto Federal ProjovemProfessora de Ciências Humanas e Educadora de Formação Profissional.
  • Colégio Pedroso ObjetivoProfessora de História
  • Colégio PoliedroProfessora de História
  • Hugo Duarte ConcursosProfessora de História e Atualidades
  • Instituto Assistencial MEI MEIProfessora de Teatro
  • Centro Cultural “Vladimir Herzog” – Arte-Educadora
  • Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de São Bernardo do Campo Professora de História e Geografia e Instrutora de Informática

 

 Formação: 

Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC.

Mestrado em História (aluna especial) na Universidade de São Paulo – USP.

Mestrado em História (aluna especial) na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

Especialização em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica – PUC.

Extensão em História pela Pontifícia Universidade Católica – PUC.

Graduação em Filosofia e História pelo Centro Universitário Claretianos de Batatais  – CEUCLAR– Previsão de término: 2018.

Graduação em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André.

Técnico em Teatro Profissional pela Escola de Teatro Ewerton de Castro.

 

Informática:

Bons conhecimentos – Windows; Linux; Pacote Office; softwares de computação gráfica; Internet Explorer; softwares de Web Designer e Softwares Educacionais.

 

Cursos:

Participação em diversos cursos de aprimoramento, com destaque para:

  • Cursos sobre Gameficação e Aulas invertidas pelo SESI – SP.
  • Pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos “Relações Raciais: Memória, Imaginário e Identidade” do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP coordenado pela Profa. Dra. Teresinha Bernardo.
  • Extensão universitária em Introdução aos estudos identitários Modulo I. (Carga horária: 20h) – Universidade de São Paulo.
  • História da África e das Culturas Afro-brasileiras – Universidade Federal de Minas Gerais.
  • África expressões culturais, diáspora e criatividade – Centro de Estudos Africanos USP.
  • Orientação Vocacional – Centro Universitário Claretiano de Batatais.
  • Povos indígenas e Histórias que os livros não contam – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
  • ENEM em sala de aula – XIV Congresso de Educação Saber.
  • Aspectos da Cultura e História do Negro no Brasil – USP.
  • Trabalhar com História Afro-brasileira. Bienal 2008.
  • O Negro na Escola e nos Livros Didáticos. Bienal 2008.
  • A história Oral como Instrumento de Ensino. Bienal 2008.
  • O aluno como sujeito da História. Bienal 2008.
  • Como trabalhar com a História Política. Bienal 2008.
  • Métodos e Técnicas no Ensino de História. Bienal 2008.
  • A Educação em Comunidades Fechadas: Japoneses, Quilombos, Islâmicos e Judeus – O que podemos aprender com esses modelos educacionais? SIESP.
  • 1º Seminário Nacional sobre o Ensino da Sociologia no Ensino Médio. USP.
  • História e pensamento dos povos mesoamericanos: vestígios arqueológicos e escritos nativos – Ateliê de Clio. PUC.
  • Formação Inicial de Educadores PROJOVEM. FUNDAR.
  • Programa Diversidade Na Universidade – Projetos Inovadores de Curso: Racismo e Educação. Ministério da Educação.
  • Cinema, História e Geopolítica – Ateliê de Clio. PUC.
  • História – Ensino Fundamental e Médio. Sistema Objetivo de Ensino.
  • A Criminalização das Lutas Sociais na América Latina – Ateliê de Clio. PUC.
  • Iconografia de negros no livro didático de História – Ateliê de Clio. PUC.
  • Geografia e História: Semelhanças Metodológicas e Diferenças Temporais. Sistema Anglo de Ensino.
  • Ação Educativa no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE/USP).
  • Instituições Educacionais – II Semana da Educação/USP.
  • Novas Perspectivas na Educação Brasileira – Fórum Mundial de Educação São Paulo “Educação Cidadã” /Anhembi.
  • Ensino de História e Civismo – Bienal do Livro.
  • O Cinema como fonte de aprendizado – Bienal do Livro.
  • Ler para Crer: Religião e História – Bienal do Livro.
  • A Arte na Educação com Luís Carlos Vasconcelos / Mestre Zé Lopes / Grupo “Seres de Luz” – Estado da Paraíba (Congresso Riso da Terra).
  • Globalização e o Estado Nação – Fundação Santo André.
  • Cultura, Ação Cultural e Lazer – Sesc Itaquera.

 

Publicações:

Artigos:

RAMOS, J. S. Mulheres Negras: Projetos de Vida. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2015. 108p.

RAMOS, J. S. FAMÍLIA E GERAÇÕES FEMININAS AFRO-BRASILEIRAS NA CIDADE DE DIADEMA: DESENVOLVIMENTO, PERMANÊNCIAS E RUPTURAS. Anais – Actas I Jornada Latinoamericana de Historia, Trabajo, Movimientos Sociales y Educación Popular, 2013.

 

Em Anais de Congressos

RAMOS, J. S. A JOVEM MULHER NEGRA NO SÉCULO XXI. In: VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS, 2014, Belém. Simpósios Temáticos. Belém: COPENE 2014, 2014. v. 1. p. 1-15.

RAMOS, J. S. FAMÍLIA E GERAÇÕES FEMININAS AFRO-BRASILEIRAS NA CIDADE DE DIADEMA: DESENVOLVIMENTO, PERMANÊNCIAS E RUPTURAS. In: I Jornada Latinoamericana de Historia, Trabajo Movimientos Sociales y Educacíon Popular, 2013, Foz do Iguaçu. Anais-Actas, 2013.

 

Resumos Expandidos

RAMOS, J. S. Educação formal e mulheres negras no século XXI. In: II Copene Sul – II Congresso de Pesquisadores (as) Negros (as) da Região Sul, 2015, Curitiba. Anais do COPENE Sul, 2015. v. 1. p. 1.

RAMOS, J. S. RITOS DE PASSAGEM FEMININOS – Africanos e Afrobrasileiros no século XX. In: I Colóquio Estadual Culturas Africanas e Afro-brasileiras na Escola, 2011, São Paulo. Culturas Africanas e Afro-brasileiras na Escola, 2011.

RAMOS, J. S. Educação formal e mulheres negras no século XXI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

RAMOS, J. S. Curso e carreira – Filosofia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

RAMOS, J. S. A JOVEM MULHER NEGRA NO SÉCULO XXI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

RAMOS, J. S.. FAMÍLIA E GERAÇÕES FEMININAS AFRO-BRASILEIRAS NA CIDADE DE DIADEMA: DESENVOLVIMENTO, PERMANÊNCIAS E RUPTURAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

RAMOS, J. S.; SALES, R. R.; ARAUJO, P. C.. I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO ETNICORRACIAL DA CEU EMEF JOSÉ SARAMAGO: Educação, Gênero e Religiosidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

RAMOS, J. D. S.; RAMOS, J. S. XIII Semana de Ciências Sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

RAMOS, J. S. A jovem mulher negra e o racismo no século XXI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

RAMOS, J. S.. Ensino Médio: O Rito de Passagem Moderno. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

RAMOS, J. S. Ritos de Passagem Femininos Afro-brasileiros Contemporâneos na cidade de Diadema. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

RAMOS, J. S. Ritos de Passagem Femininos Afrobrasileiros Contemporâneos na cidade de Diadema. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Terezinha Bernardo; ARAUJO, P. C.; RAMOS, J. S.; Joanice Santos Conceição. Entraves e possibilidades para implantação da lei 10.639/2003. São Paulo: FAPESP, 2013 (Cartilha).

 

Cursos de curta duração ministrados

RAMOS, J. S. Educação e Mulheres Negras no século XXI. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

 

Perfil:

Objetividade, dinamismo, boa oratória, transparência nas relações, orientação para resultados, organização, pontualidade, gosto pelo novo, facilidade no trabalho em equipe e liderança.

 

J.S.R

_________

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>