Professora de Língua Portuguesa – Cód.: 12134331/17
15 de dezembro de 2017
Professora de Filosofia – Cód.: 12.134329/17.
15 de dezembro de 2017
Show all

Professora de Língua Portuguesa – Cód.: 12054323/17

Qualificações:

Profissional com Mestrado em Letras pela USP com destacada carreira na área educacional, lecionando Língua Portuguesa e Literatura para o Ensino Fundamental, Médio e Superior. 

Em Língua Portuguesa, possui vivência com aulas de Literatura, Gramática e Produção textual nas múltiplas linguagens.

Desenvolve seu trabalho com foco em projetos de cunho sócio construtivista, norteando-os, principalmente, na literatura para infância e juventude e seus diálogos com as Artes, Mídias e as Tecnologias, de modo a promover olhar crítico e sensível do aluno.

Inicia as aulas partindo de uma pergunta-chave com intuito de provocar os alunos, investigando assim o conhecimento prévio deles sobre o tema, para só, em seguida, inserir a teoria por meio de textos diversos. Ao longo da mediação desses processos de ensino-aprendizagem, valoriza a leitura partilhada, a análise de imagens e o uso dos recursos audiovisuais. Finaliza com atividades em sala ou lições para casa que os façam refletir, promovendo a leitura e a escrita de construções linguísticas cada vez mais complexas.

Utiliza como estratégia em suas aulas as relações entre os temas, além de trabalhar seminários e produções artísticas como, por exemplos, cartografias poéticas, as quais compõem a avaliação do aluno no processo de construção do conhecimento.

Experiência com livros didáticos.

Organização e participação em diversos projetos interdisciplinares, viagens pedagógicas e eventos.

Orientação de monografias e projetos de investigação nos seguintes eixos: Artemídia, Intersemioticidade, Leitura de imagens, Literatura comparada, Produção midiática, Transmidiação.

Produção de material didático em plataforma virtual e formação de professores.

Participação em congressos e eventos culturais internacionais com destaque para os países: Portugal, Espanha, China e Itália.

Desenvolvimento de Projetos Culturais tendo atuado como produtora de Resenha da Biblioteca Monteiro Lobato, Arte-Educadora de Oficinas Culturais.

Membro do Corpo editorial da Revista Pedagogia em foco, além de ser coautora de dois livros literários e dez teóricos, sendo um deles premiado, em 2017, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ – com o Selo Altamente Teórico e indicado para o Prêmio de Melhor Livro Teórico do Ano.

Possui publicações de artigos em periódicos, anais de congressos, jornais e capítulos de livros.

Atuou na organização de eventos e mesas redondas, além de ministrar palestras.

Participação em programas voluntários.

 

Trajetória Profissional:

Quinze anos de experiência na área educacional com destaque para:

 

Ensino Regular:

  • Colégio São Domingos – Professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio;
  • Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes – Professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, Médio e Magistério;
  • Escola Dinâmica – Professora de Literatura e Produção de Texto no Ensino Fundamental e Médio;
  • Centro Educacional e Profissionalizante de Ouroeste – Professora de Literatura e Produção de Texto no Ensino Fundamental e Médio;
  • Instituto Educacional e Profissionalizante de Iturama – Professora de Língua Portuguesa e Inglês Instrumental no Ensino Técnico, e
  • Colégio Objetivo de Iturama – Professora substituta no Ateliê de Linguagens (Artes e Produção de Textos),

 

Outros:

  • Sincroniza Educação – Formadora de professores e consultora de literatura para crianças e jovens do projeto Árvore de Livros, financiado pela Fundação Lemann;
  • Biblioteca Monteiro Lobato – Resenhadora;
  • Fundação Educacional de Fernandópolis – Professora de Produção de Texto no Ensino Superior;
  • Instituto de Apoio à Cultura, Língua e Literatura – Arte-educadora nas oficinas culturais, e
  • Fundação Credirama Viva – Professora nos projetos de literatura e múltiplas linguagens, mantidos pelo Banco Sicoob.

 

Formação:

  • Mestrado em Letras pela Universidade de São Paulo – USP/SP.
  • Especialização em Artes Visuais pela Fundação Educacional de Votuporanga – UNIFEV.
  • Licenciatura em Letras pela Fundação Educacional de Votuporanga – UNIFEV.

 

Participação em Cursos de Aprimoramento:

  • Escola da Ponte: visita técnica.
  • Educação midiática e práticas educomunicativas;
  • Linguagem audiovisual no cinema;
  • Educação pela comunicação;
  • Celular na sala de aula: uma alternativa para as práticas de leitura e escrita de textos em tela;
  • Ensinar como acontecimento: professor vírus;
  • Apresentação do software Prezi e do conteúdo que deve haver em uma apresentação;
  • Livros de literatura infantil – por que e como;
  • Os contos no imaginário das crianças;
  • Estudos comparados de literaturas de língua portuguesa;
  • Educomunicação e inclusão digital;
  • Memória oral: construindo roteiro de entrevistas;
  • Escrever é desvendar o mundo;
  • Design, ilustração e texto literário;
  • É possível facilitar a leitura?;
  • Escrever bem não é difícil (O bom texto em tempos de internet);
  • Leitura, linguagens e cidadania, e
  • Cortázar/Antonioni: o entre imagens na literatura e no cinema.

 

Publicações:

De olho no mundo editado: um relato de experiência sobre leitura crítica dos meios de comunicação e produção de bens midiáticos. In: Revista Linha Mestra;

 

Da leitura às releituras: um relato de experiência sobre literatura oral e experimentação multissemiótica. In: Revista Literartes;

 

Leitura em cena: Vivências em sala de aula com livro de imagens. In: Revista Literartes;

 

Da cartografia textual ao mapa cognitivo: a representação do leitor contemporâneo nas obras “Abrindo caminho” e “A maior flor do mundo”. In: Revista Linha Mestra;

 

Ser ou não ser, eis a questão!: uma análise da obra “Zé Diferente” sob a lente dos estudos comparados e antropológicos. In: Revista Linha Mestra;

 

Navegar é preciso: o leitor contemporâneo e os desafios da leitura hipertextual. In: Revista Linha Mestra;

 

O leitor navegante e as (a)venturas da arquitetura labiríntica. In: Linha Mestra e Revista JIOP;

Era uma vez uma literatura meramente pedagógica. In: Revista Eletrônica Pedagogia em Foco;

 

Do mundo editado à arte na Idade Mídia: uma análise reflexiva sobre os exercícios de ver e de expressão comunicativa experimentados por alunos do Ensino Médio no Colégio São Domingos em 2015 e 2016. In: Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural;

 

Seguindo o coelho: reflexões sobre processos de metamorfose na construção da narrativa fantástica. In: Murilão Rubião e seus arredores: figurações do insólito;

 

Entre olhares e linguagens: a construção da metáfora na literatura e no cinema. In: Literatura infantil e juvenil: do literário a outras manifestações estéticas;

 

O mundo editado: um relato de experiências sobre exercícios de ver e de produção midiática. In: Educomunicação e diversidade: integrando práticas;

 

Leitura em cena: um relato de experiência sobre vivências com livro de imagens na educação básica e na formação de professores. In: Celebrando a leitura;

 

O cenário como elemento fantástico em “Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa”. In: Celebrando a leitura;

 

Entre o ser, o ter e o fazer: Uma análise da obra “Zé Diferente”. In: Tecendo literatura: entre vozes e olhares;

 

Pela via de acesso do comparativismo representações do leitor do terceiro milênio em obras contemporâneas de literatura para infância e juventude de língua portuguesa. In: Literatura e comparativismo contemporâneo: narrativa, poesia e cinema;

 

Na era da conectividade: os múltiplos links na rede hipertextual da literatura para crianças e jovens. In: A formação de novas gerações de falantes de português no mundo;

 

Por mares nunca dantes navegados: o perfil do leitor contemporâneo. In: A formação de novas gerações de falantes de português no mundo;

 

A aventura de ler em “A história sem fim”. In: IA formação de novas gerações de falantes de português no mundo;

Entre links e plugs: O leitor contemporâneo na rede hipertextual In: Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas;

 

A ativação de links no processo de leitura dos hipertextos In: A língua portuguesa no mundo;

Do causo à tradução intersemiótica: um relato de experiência sobre mediação de leitura e produção hipermidiática. In: Tradição e Inovação;

 

O mito em “Onde está Iemanjá?”: um exercício reflexivo sobre a obra literária para infância como espaço plurissignificativo do ser humano diante do mundo. In: VI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina;

Uma via de duas mãos: reflexões sobre leitura e violência a partir dos diálogos entre “Laranja Mecânica” e “Minichefão”. In: VI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina;

 

Da literatura oral à hipermídia: um relato de experiência sobre mediação de leitura e transcriação estética. In: VI Seminário de Literatura Infantil e Juvenil de Santa Catarina;

 

Texto e imagem na literatura para crianças e jovens: o olhar do professor na contemporaneidade. In: V Simpósio sobre formação de professores.;

 

Links e Livros: a literatura contemporânea para crianças e jovens interconectada por redes hipertextuais. In: V Simpósio de Literatura Infantil e Juvenil;

 

Navegar é preciso, mesmo não sendo preciso: a multiplicidade de conexões na rede hipertextual da literatura para crianças e jovens. In: XXXII Internacional IBBY Congress;

 

Abrindo caminhos para a mediação de uma leitura eficiente. In: V Encontro de Literatura Infantil e Juvenil;

 

 

Idiomas:

  • Conhecimentos em Espanhol e Inglês – nível intermediário.

 

Informática:

Conhecimentos em informática – Pacote Office, Internet e Plataformas como Edmondo e Moodle.

 

 

Perfil:

Dinamismo, empatia, gosto por pesquisa e paixão pela educação, comprometimento, responsabilidade, determinação, dedicação, envolvimento e organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>