fbpx

Professora de Língua Portuguesa – Literatura / Gramática / Redação – Cód.: 01.034341/18.

Professora de Língua Portuguesa – Ensino Fundamental II e Curso Pré Vestibular – Cód:01.08.4345/18
9 de janeiro de 2018
Professor de Língua Portuguesa – Cód.: 01.054343/18.
11 de janeiro de 2018
Show all

Professora de Língua Portuguesa – Literatura / Gramática / Redação – Cód.: 01.034341/18.

Qualificações:

Profissional com carreira consolidada no âmbito educacional desenvolvida em escolas particulares e públicas da Educação Básica e do Ensino Superior.

Como Professora leciona Literatura, Gramática e Redação, além de disciplinas correlatas em cursos técnico e superiores (bacharelado e licenciatura).

Habilidade no planejamento das aulas respeitando o conteúdo, perfil da turma e a proposta pedagógica da instituição.

Desenvolve aulas interativas e dialogadas explorando o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema para correlacioná-los com a conceituação teórica, exemplos do cotidiano e atividades práticas, visando a construção do conhecimento de forma contextualizada e aplicada.

Faz uso de atividades e recursos diversos, como: artes plásticas, músicas, trechos de filmes, vídeos, charges, poemas, jogos, exercícios, gêneros textuais e outros como apoio e complementação do processo de ensino e aprendizagem.

Desenvoltura na preparação dos alunos para o ENEM e vestibulares.

Experiência com projetos disciplinares, envolvendo as áreas de Arte (Teatro), Música e Comunicação e interdisciplinares.

Vivência no acompanhamento dos estudantes em estudos do meio.

Participação nos eventos e atividades promovidas na instituição.

Possui experiência como Corretora de Redações, Orientadora e Revisora, e como Autora de Material de Língua Portuguesa.

Participa de um Grupo de Serenata e possui habilidade para trabalhar com teatralidade e declamação poética, em sala de aula e em outras atividades educacionais.

Mantém-se em constante atualização nas áreas de Análise do Discurso, Linguística e Literatura.

 

Trajetória Profissional:

  • Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo – Professora de Literatura, Gramática e Redação – Ensino Fundamental II e Médio.
  • ETEC “Professor Camargo Aranha” e “Carlos de Campos”
    • Professora de Língua Portuguesa, Literatura e SIC (Sistemas de Informação e Comunicação) – Ensino Médio.
    • Professora das disciplinas de: Linguagem, Trabalho e Tecnologias – Cursos Técnicos (Enfermagem, Nutrição e Administração).
  • Centro Universitário Assunção – UNIFAI
    • Professora da disciplina de Comunicação Empresarial – Curso de Administração de Empresas.
    • Professora da disciplina de Língua Portuguesa – Curso de Pedagogia.
  • FIP Faculdades Integradas Paulista – UNIESP – Professora da disciplina de Linguagem e Interpretação de textos – Cursos de Biologia e Pedagogia.
  • Colégio Emilie de Villeneuve
    • Professora de Língua Portuguesa para Ensino Fundamental II.
    • Professora de Língua Inglesa no Ensino Fundamental I.
  • Rede Estadual de Ensino
    • Professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio.
    • Professora de Língua Inglesa no Ensino Fundamental e Médio.

 

Formação:

  • Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários pelo Centro Universitário Fundação Santo André.
  • Pós-Graduação em Língua, Linguagem e Comunicação pela Universidade de Santo Amaro.
  • Graduada em Letras, com habilitação Português / Inglês, pela Universidade São Judas Tadeu.

 

 

Idiomas:

Inglês avançado para leitura e escrita e intermediário para conversação.

Espanhol intermediário para leitura.

 

Informática:

Usuária de Informática (Pacote Office, Internet) e Softwares Educacionais: Virtuous – Tecnologia Educacional, no site Só Português (Jogos de classes de palavras, ortografia e questões notacionais da Língua Portuguesa), Game da Reforma Ortográfica (livroclip), Jogos on-line Só Literatura, Plataforma Geekie – elaboração de exercícios e vídeo aulas.

 

Cursos:
Participação em mais de vinte e cinco cursos de aprimoramento, destacando-se os mais recentes:

  • Formação para a CF/2017 – Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” – AEC Brasil
  • Oficina “A redação no vestibular Unicamp”. Maio/2017.
  • 16° Congresso de Língua Portuguesa do IP/PUC. 2016.
  • Congresso de Língua Portuguesa e Lusofonia – IP/PUC. 2016.
  • IX, X, XI e XII Encontros de Educadores Franciscanos. 2013 a 2016.
  • VIII Encontro de Educadores Franciscanos “Avaliação por competências Parte II”. 2012
  • VIII Encontro de Educadores Franciscanos “Avaliação por competências Parte I”. 2011
  • VII Encontro de Educadores Franciscanos “A educação e os desafios da geração digital”. 2010 

 

Projetos Desenvolvidos:

Possui experiência em mais de seis projetos, destacando-se os mais recentes:

  • Projeto Literatura & Teatro – Estudo de obras literárias clássicas contextualizadas a partir de projeto desenvolvidos na escola (leitura dramática, leitura comentada, releitura artística e demais atividades) e posterior saídas para assistir aos espetáculos teatrais. De 2005 a 2017.
  • Olimpíada Interna de Redação, no Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo. De 2005 a 2017.
  • Concurso Interno de Poesia, no Colégio São Miguel Arcanjo. De 2014 a 2016.
  • Projeto “Visita São Paulo” – Visitação a centros de cultura em São Paulo buscando contextualização da arte, da cultura e da língua (Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Sacra e Mercado Municipal de São Paulo). De 2010 a 2015.
  • Projeto Interdisciplinar “A Ditadura Militar por meio da música”, com as disciplinas de História e SIC (Sistemas de Informação e Comunicação). 2015.
  • Curso Preparatório de Redação para ENEM, Vestibulares e Concursos ministrados na ETEC Professor Camargo Aranha. De 2009 a 2011. 

Apresentações:

  • Apresentação de palestra “Os sentidos nas crônicas de Rubem Alves: Uma questão de Identidade e Autoria”, com duração de duas horas, para os alunos do curso de Especialização em Estudos Linguísticos e Literários, do Centro Universitário Fundação Santo André, em 2014 e 2015.

 

Publicações:

  • Publicação do livro “Gestos interpretativos: reflexões sobre práticas linguísticas e discursivas”. Irene Scótolo (Org.). Com o trabalho intitulado “Os sentidos nas crônicas de Rubem Alves: Uma questão de Identidade e Autoria”, em 2011.

 

Perfil:

Boa oratória, dinamismo, criatividade, comprometimento e bom relacionamento somam-se ao respeito e cumprimento às normas e regras.

 

M.C.

_________________________

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>