Professor Universitário – Cód.: 12.134330/18
5 de fevereiro de 2018
Professor de Língua Portuguesa – Cód.: 16.01.4353/18
5 de fevereiro de 2018
Show all

Coordenação Pedagógica – Cód.: 12.134330/18

Qualificações:

Profissional com carreira consolidada na Educação Básica e Ensino Superior como Coordenador Pedagógico, Orientador Educacional e Docente.

Na Coordenação Pedagógica detém expertise na elaboração e implantação do Projeto Político Pedagógico, matriz curricular, calendário, atribuição de aulas e grade de horário.

Participa de reuniões com a direção contribuindo com a montagem do planejamento e calendário anual.

Responsável pela seleção, contratação, integração, supervisão, desenvolvimento e avaliação de desempenho dos professores, bem como pelo desligamento.

Na gestão de pessoas conduz reuniões com a equipe docente para apresentação e alinhamento dos projetos, definição das ações e recursos a serem utilizados, além de promover diálogos voltados ao ensino e aprendizagem.

Coordena e acompanha os docentes no desempenho de suas atribuições por meio da observação das aulas, análise dos materiais produzidos, cumprimento dos prazos e rendimento acadêmico dos alunos nas avaliações internas e externas (ENEM e vestibulares).

Promove reuniões individuais para acolher dúvidas/dificuldades/ideias, realizar feedbacks, orientações e apoio; visando a melhoria da performance e, consequentemente melhora nos rendimento acadêmico dos estudantes.

Administra e controla o desenvolvimento dos discentes analisando-os na entrada, saída, intervalos, nas atividades em sala, além de avaliar suas produções, rendimentos acadêmicos e comportamentais.

Presta atendimento, orientações e subsídios aos alunos primando pelo desenvolvimento acadêmico, pessoal e social.

Estabelece relacionamento com as famílias promovendo o envolvimento e a integração destes nos processos pedagógicos.

Desenvoltura na mediação de conflitos, intervenções e ajustes adequados à solução de problemas no intuito de assegurar a qualidade dos serviços prestados.

Apresenta a escola e a proposta pedagógica às famílias ingressantes.

Organiza, em parceria com demais gestores, eventos, projetos e ações a fim de solidificar a relação comunidade-instituição.

Trajetória Profissional:

Mais de vinte anos de experiência desenvolvidas nas instituições a seguir destacadas:

Educação Básica:

  • Associação Brasileira de Educação e Cultura:

Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo – Coordenador Psicopedagógico do Ensino Fundamental: anos iniciais.

Centro Marista de Estudos e Projetos – Setor Educacional – Assessor Pedagógico: desenvolvimento e acompanhamento de projetos e planejamentos curriculares de Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental e da área de Ciências Humanas (Geografia, História, Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia)

Colégio Marista Nossa Senhora da Glória – Assessor Psicopedagógico: Educação Infantil, Séries Iniciais e Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio; Professor de Geografia.

  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR – Pesquisador.
  • Secretaria Estadual de Educação de São Paulo – SEE – Professor do Ensino Fundamental e Médio.

Ensino Superior:

  • Faculdade Aldeia de Carapicuíba – FALC – Docente das disciplinas de: Currículos e Programas I e II; Didática I e II; Metodologia do Ensino de Geografia e História; Geologia; Pedologia; Geomorfologia; Hidrografia e Trabalho de Conclusão de Curso.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR – Pesquisador.

Formação:

  • Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo – USP.
  • Mestrado em Educaçãopela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR.
  • Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP.
  • Graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE.
  • Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de São Paulo – USP.

Produções:

Produção bibliográfica

CHIQUITO, Ricardo Santos. Nas potencialidades do currículo pós-crítico, outras formas de ver, dizer e praticar o planejamento de ensino: a escrita curricular. Educação Marista, v. 19, p. 49-61, 2009.

CHIQUITO, Ricardo Santos. O lugar dos eixos temáticos e estruturantes na prática pedagógica: algumas considerações a respeito de sua identidade e natureza. Educação Marista, v. 4, p. 27-42, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições

SANDI, Flavio Antonio; CHIQUITO, Ricardo Santos. Projeto Marista para Planejamento e Avaliação. 1. ed. São Paulo: FTD, 2009. v. 1. 156p.

MOSCHETO, Marta Debortoli (Org.); CHIQUITO, Ricardo Santos (Org.). Projeto Marista para a Educação Infantil. 1. ed. São Paulo: FTD, 2007. v. 1. 239p.

Capítulos de livros publicados

EYNG, Ana MariaCHIQUITO, Ricardo Santos. Políticas curriculares: as representações dos profissionais da educação à luz da teorização pós-crítica do currículo. In: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim. (Org.). Passagens entre o moderno e o pós-moderno: ênfases e aspectos metodológicos das pesquisas sobre currículo. 1ed.Campinas: ANPEd – GT Currículo, 2007, v. 1, p. 50-56.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

CHIQUITO, Ricardo Santos; LIMA, P. O.; SILVA, M. G.; LISBOA, C. S.; TAGLIARI, T. L. O tema cultural como forma de pensar-fazer currículo nos anos iniciais. In: 5º Congresso Internacional Marista de Educação, 2016, Recife. 5º Congresso Internacional Marista de Educação, 2016.

MATE, Cecília Hanna; CHIQUITO, Ricardo Santos. O infantil e o escolar no dispositivo didático a partir do perspectivismo de Michel Foucault. In: 2º Seminário Internacional Pensar de Otro Modo: Ressonâncias de Michel Foucault em la educación, 2014, Bogotá. 2o Seminário Internacional Pensar de Otro Modo: Ressonâncias de Michel Foucault em la educación, 2014.

CHIQUITO, Ricardo Santos; MATE, Cecília Hanna. A criança ao modo de Comenius: A Escola da Infância (1632). In: Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, 2012, Lisboa. Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, 2012.

CHIQUITO, Ricardo Santos. Sobre o devir-criança como estética da existência na escola: a escrita como arte de si mesmo. In: II Colóquio Nacional Michel Foucault: o governo da infância, 2011, Uberlândia. II Colóquio Nacional Michel Foucault: o governo da infância, 2011.

EYNG, Ana MariaCHIQUITO, Ricardo Santos. Políticas curriculares: as representações dos profissionais da educação à luz da teorização pós-crítica do currículo. In: 30ª Reunião Anual da ANPEd, 2007, Caxambu. Passagens entre o moderno para o pós-moderno: ênfases e aspectos metodológicos das pesquisas sobre currículo. Campinas: FE/UNICAMP, 2007. v. 1. p. 50-55.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos

CHIQUITO, Ricardo SantosEYNG, Ana Maria. As formas de ver e as maneiras de dizer o planejamento de ensino por professores/as de geografia: potencialidades para se pensar a prática pedagógica. In: Fala Professor: Encontro Nacional de Ensino de Geografia, 2007, Uberaba. Anais do Fala Professor 2007, 2007.

CHIQUITO, Ricardo SantosEYNG, Ana Maria. O planejamento de ensino na produção do discurso curricular pós-crítico: há algo de novo surgindo?. In: III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2007, João Pessoa. Anais do III Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos

CHIQUITO, Ricardo SantosEYNG, Ana Maria. Políticas de Planejamento Curricular: as representações sociais de professores da Educação Básica na composição de uma abordagem mais política e cultural do currículo. In: XV Colóquio da AFIRSE, 2007, Lisboa. Anais do XV Colóquio da AFIRSE, 2007.

Apresentações de Trabalho

CHIQUITO, Ricardo Santos; SILVA, M. G. Pensar-fazer currículo pela perspectiva dos temas culturais: experimentações e práticas multiculturais nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

CHIQUITO, Ricardo Santos; LISBOA, C. S.; SILVA, M. G.; LIMA, P. O.; TAGLIARI, T. L. O tema cultural como forma de pensar-fazer currículo nos anos iniciais do ensino fundamental: entre reais, necessários e possíveis escolares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

MATE, Cecília Hanna; CHIQUITO, Ricardo Santos. O infantil e o escolar no dispositivo didático a partir do perspectivismo de Michel Foucault: experimentações com a Didática Magna. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

CHIQUITO, Ricardo Santos; MATE, Cecília Hanna. A criança ao modo de Comenius: A escola da infância (1632). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

CHIQUITO, Ricardo Santos. Dispositivo de infantilidade no Ocidente: as experiências da vida infantil na História, na Educação, na Pedagogia, no Currículo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

CHIQUITO, Ricardo Santos; SEDREZ, Ascânio João. Experimentações curriculares a partir dos temas culturais: práticas e políticas curriculares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

MATE, Cecília Hanna; CHIQUITO, Ricardo Santos. A produtividade da Didática: formas de ver, maneiras de dizer o planejamento de ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

CHIQUITO, Ricardo Santos. Sobre o devir-criança como estética de existência na escola: a escrita como arte de si mesmo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Demais tipos de produção técnica

Vinte e três produções, destacando-se as mais recentes:

CHIQUITO, Ricardo Santos. Sistema Marista de Educação – Ensino Médio, 3ª série – Ciências Humanas. 2017. (Análise de material didático).

CHIQUITO, Ricardo Santos. Sistema Marista de Educação – Ensino Médio, 2ª série – Ciências Humanas. 2016. (Análise de material didático).

CHIQUITO, Ricardo Santos. Sistema Marista de Educação – Ensino Médio, 1ª série – Ciências Humanas. 2015. (Análise de material didático).

CHIQUITO, Ricardo Santos. Pedagogias da sexualidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CHIQUITO, Ricardo Santos. História da criança e da infância: a produção da vida infantil no Ocidente. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

 

Idiomas:
Espanhol – bons conhecimentos

Inglês – Noções

Francês – Noções

Informática:

Usuário da Informática (Pacote Office e Internet); Robótica (Lego Education); Matific; Mangahigh; Objetos digitais educacionais (FTD) e Lousa Digital.

Perfil:

Proatividade, dinamismo, responsabilidade, comprometimento, pontualidade, ética, bom relacionamento aliam-se ao respeito às normas e pessoas.

R.S.C.

________________________

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *